Pavimentos Permeáveis

  Nos dias de hoje vemos um aumento da impermeabilização das superfícies resultante do crescimento dos centros urbanos.  Com a drenagem através do solo prejudicada, o escoamento e o retorno ao lençol freático tornam-se mais difíceis, resultando em alterações nos leitos dos rios e aumento no volume e frequência das enchentes.   Uma alternativa para reduzir esses impactos é a utilização de “pavimento permeáveis”, que podem ser utilizados como via para pedestres, estacionamentos e para tráfego de veículos, ao mesmo tempo em que permitem a infiltração da água, colaborando assim para a diminuição das superfícies impermeabilizadas nas cidades.   Esses pavimentos são definidos como aqueles que possuem espaços livres na sua estrutura onde a água e o ar podem atravessar. Geralmente são executadas camadas de base e sub-base com materiais de granulometria que ofereça grande índice de vazios (brita lavada), servindo assim como um reservatório e filtro.Atualmente no mercado podemos encontrar várias opções de pavimentos permeáveis, como:   • Blocos de concreto intertravados vazados (paver); • Asfalto poroso; • Concreto poroso; • Camada com anéis de plástico.   Abaixo temos um exemplo de aplicação em uma obra da VT Engenharia, utilizando camada com anéis de plástico preenchido com grama.     Contudo, temos que lembrar que a utilização desses pavimentos devem ser projetados para substituir áreas impermeáveis e não gerir águas pluviais de outras áreas, sendo importante a gestão global das águas pluviais da área em estudo.   Para garantir uma melhor eficiência no uso desses sistemas, é recomendada a elaboração de um projeto com profissional técnico capacitado para dimensionar e detalhar os materiais e as camadas de base e sub-base e a necessidade de tubulação de drenagem.   Referências Bibliográficas ABCP. Melhores Práticas “Pavimento Intertravado Permeável”.  2010.

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